Estacas Tipo Hélice para Fundações

Estaca Hélice Contínua Monitorada

Perfuratriz de última geração, fabricada na Itália para atendimento à modalidade fundações profundas “Moldado em Loco”, executada por meio da introdução de trado contínuo até a cota de projeto e injeção de concreto sob pressão controlada, através da haste central do trado, simultaneamente à sua retirada do terreno. Traduz o que há de mais moderno e eficaz na execução de estacas pelas características que apresenta.


Elencamos abaixo algumas características deste equipamento:

- Ausência de vibrações – Indicada em áreas críticas como centros urbanos, construções não confiáveis em sua estrutura.

- Baixo Nível de Ruído – Níveis inferiores à 80 decibéis. Adequa-se em áreas onde o barulho é indesejável: escolas, hospitais, áreas residenciais etc.

- Alta Produtividade – Média de 250 metros de estaca por dia mesmo em solos com SPT’s (Standard Penetration Test) acima de 50 golpes (exceto rocha e matacões), inclusive com a presença de lençol freático.

- Alta versatilidade – O mesmo equipamento pode executar estacas com capacidade de cargas diferentes em diâmetros de 25 cm a 120 cm (vide catálogo técnico).

- Monitoramento Contínuo – Todos os equipamentos são dotados com microcomputador de bordo que permite o monitoramento contínuo a cada

estaca produzida com registro em software e posterior impressão de relatórios e gráficos com informações de inclinação de haste, profundidade de perfuração, pressão de injeção, vazão e consumo de concreto, desenho do provável perfil da estaca, torque e velocidade de rotação da hélice.




Estaca Hélice Contínua Monitorada com Trado Segmentado

Sempre voltada a inovações tecnológicas, no ano de 2001 a Engestrauss idealizou um equipamento de pequeno porte que pudesse atender ao mercado de pequenas cargas estruturais com produtividade e qualidade.


Após várias consultas a empresas fabricantes de equipamentos com tecnologia em fundações, desenvolvemos com a EGTecthcnology na Itália o equipamento idealizado com as características exigidas pela Engestrauss.


Surge então a primeira Hélice Contínua Monitorada com Trados Segmentados que chega ao Brasil em 2002, e em Janeiro do ano seguinte desenvolvemos o alimentador automático de trados (hélices), fundamental para consagrar a viabilidade deste novo processo executivo no Brasil.

Esta nova concepção de máquina incorpora toda a tecnologia e processo executivo das máquinas tipo Hélice Contínua com Trado Contínuo, com a versatilidade de um equipamento mais compacto, atendendo cargas de até 80tf.


O destaque á a possibilidade de execução de fundações com o pé direito a partir de 8,5m e execução das estacas com distância do eixo à divisa de 35cm, com conseqüente redução do dimensionamento de eventuais vigas alavancas.


As fases de execução são as mesmas da Hélice Contínua convencional e o monitoramento contínuo da estaca é executado através da utilização de um computador, com mostrador digital, instalado no painel de operação do equipamento e sensores colocados na máquina.